quarta-feira, abril 04, 2007

Clarinetes Ad Libitum no X Encontro Internacional de Clarinete

O Palácio Foz, o Cinema São Jorge e o Instituto Franco-Português, em Lisboa, são os espaços que acolhem, entre 1 e 5 de Abril, o X Encontro Internacional de Clarinete, que, além de concertos, inclui exposições, conferências e «masterclasses».
Todos os concertos do Encontro, organizado pela Associação Cultivarte e o Instituto Piaget, têm entrada livre.
Entre os participantes contam-se Henri Bok, Aniko Harangi, Clarinetes Ad Libitum, Quarteto de Clarinetes de Lisboa, Ensemble Clarinete Modus, António Rosa e António Oliveira, e Ronald van Spaendonck.
O concerto de abertura realiza-se na Sala dos Espelhos no Palácio Foz, pelas 18:00 horas, dia 4, com o Puzzlensemble, António Rosa e António Oliveira e ainda o Clarinetíssimo Ensemble. A mesma sala recebe à noite o Quarteto de Clarinetes de Lisboa e o duo Jonathan Cohler (clarinete) e Aniko Harangi (piano).
Segundo dados divulgados pelo vereador da Cultura da Câmara de Lisboa, José Amaral Lopes, nos últimos nove anos o Encontro de Clarinete contou «com mais de 400 alunos e participantes» nas conferências e «masterclasses», além dos espectadores nos diferentes concertos.
A organização salienta, num comunicado, que traz a Lisboa «os mais representativos clarinetistas e professores mundiais».
O Palácio Foz será o cenário mais requisitado, quer para concertos, quer para conferências e «masterclasses», acolhendo igualmente, a partir de 3 de Abril, uma exposição.
Uma fonte da organização assinalou que estarão patentes na exposição diferentes clarinetes e acessórios fabricados por cinco empresas internacionais.
Dia 4 de Abril, no Instituto Franco-Português, realiza-se pelas 18:00 horas um espectáculo de teatro musical concebido e encenado por Paulo Matos, com Étienne Lamaisson (clarinete). No mesmo dia, à noite, na sala principal do Cinema S. Jorge, apresenta-se a Banda da Guarda Nacional Republicana, sendo solistas os clarinetistas Ronald van Spaendronck e Michel Arrignon.
O X Encontro Internacional de Clarinete de Lisboa encerra dia 5 com um concerto no terraço do Palácio Foz com o conjunto Dixie Gang.

(Texto Diário Digital / Lusa)